BLOG

TUDO SOBRE ARQUITETURA E MUITO MAIS


Como Escolher Um Arquiteto

12.12.2018

Por Rildo Santos
Arquiteto Coordenador, Estrategista de Marketing e Designer Gráfico
 
Como escolher um arquiteto
 
Você já encontrou um arquiteto ou está em dúvida em como escolher?
Dê uma olhadinha nas dicas do nosso post para auxiliar na análise e na escolha de um.
 
     Ainda hoje, muitas pessoas possuem dúvidas em como iniciar o processo da construção de um novo empreendimento, seja ele um ambiente, uma casa ou um edifício. Para isso, o planejamento vinculado as ações a serem tomadas é importantíssimo, e a escolha de um arquiteto para a busca de uma solução específica e personalizada se torna essencial, pois este profissional que poderá lhe ajudar a prever questões como funcionalidade, conforto e estética, e claro, financeira.
 
 

 
     A realização de uma reforma ou obra desde o início tende a se tornar um grande problema sem a atuação de profissionais qualificados e especializados. Logo, aqui vamos listar alguns ítens bem importantes, mas simples, para que não tenha dor de cabeça no transcorrer da obra e quando sua construção estiver finalizada.
 
 
Dicas de como escolher um arquiteto
 

 1   Por que contratar um arquiteto?

     Antes de tudo, o arquiteto é o profissional legal para conduzir este trabalho, trazendo mais segurança, condução das providências legais referentes a aprovações e obra, e uma gestão eficaz de todos os profissionais e processos.
     O arquiteto tem o conhecimento único para unir
técnica, funcionalidade, criatividade e resultados satisfatórios, equilibrando assim, as solicitações e necessidades dos clientes com os investimentos feitos para um retorno imediato.



 2   Reflexão sobre seus desejos e objetivos

     O arquiteto é um profissional muito versátil, e tem a capacidade de trabalhar em diversos setores e fases de projeto, como consultorias, reformas, projetos novos, projetos específicos (iluminação, móveis, especificações, etc), projetos de aprovação, paisagismo, urbanismo, entre outros.
     Logo, pense no que realmente precisa, junte todas as informações possíveis e converse com outras pessoas, assim você pode estabelecer suas prioridades, seu orçamento, seus desejos e etapas, isso lhe ajudará na escolha exata do arquiteto, analisando o profissional que tem mais know-how na área especificada.


 3   Busque referências

     Esta é uma maneira de se informar e filtrar as opções de maneira geral, e até de acordo com o perfil do arquiteto que pode se adequar as suas necessidades. Acreditamos que o primeiro passo seria bater um papo com amigos, família e círculo de pessoas mais próximas, através deles poderá avaliar indicações de confiança e mais próximas as suas ideias, questionando sobre atendimento, agilidade, estilo, identidade e valor agregado no processo.
     Além dessa fonte de informações, com o acesso a tecnologias e informação, as mídias sociais é um ótimo parâmetro de escolha, através de delas você pode acompanhar e estudar os projetos de vários arquitetos, ter um contato prévio com os mesmos e observar o que as pessoas falam sobre eles. Além disso, o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) possui a informação de todos os arquitetos cadastrados, podendo servir como também como análise.


 4   Faça uma lista e entre em contato

     Diante dos arquitetos ou escritórios escolhidos, é o momento de entrar em contato. Marque uma reunião para apresentar suas ideias e escutar o que ele tem a falar, solicitando apresentação de projetos e explicação de todo o trabalho, processos, tecnologias, produtos oferecidos e entregas que serão feitas. Através desse primeiro contato você poderá refinar suas opções, selecionando os que lhe passam mais confiança, suas especialidades, contatos, parcerias e fornecedores, e possibilidade de visitar obras em andamento e finalizadas.
     Tenha em mente que este é o ponto mais importante no seu trajeto de escolha do profissional, a partir deste contato você irá sentir e verificar a proximidade de suas ideias com determinados arquitetos, logo, aproveite ao máximo, pergunte bastante e absorva tudo.


 5   Avalie proposta e custo-benefício do serviço

     O preço e o valor dos serviços de arquitetura podem ser um pouco subjetivos para quem está lidando com projeto pela primeira vez, por isso, a dica anterior é tão importante, é necessário ter uma sintonia entre ambos, e não haver nenhuma dúvida. Os valores cobrados variam para cada arquiteto, tanto no modo de precificação - preço fechado ou por área – por especialização do mesmo, por parcela do mercado, entre outros quesitos. Busque avaliar a sua média orçamentária e realizar uma pesquisa de mercado e junto ao CAU, sempre pensando na área aproximada que deseja construir, padrão ou estilo.
     Sempre desconfie de preços muito altos ou muito baixos, cada limite pode representa algo, então questione sempre, e em último caso, procure outro arquiteto que tenha escolhido em etapa preliminar.


A BONIN Arquitetura quer pensar além do projeto, e a partir deste conteúdo esperamos ajudar a tornar escolhas mais fáceis. Que tenha sucesso na escolha do seu arquiteto, e que seus sonhos e investimentos se realizem da melhor forma possível.
 
Confira nossas redes sociais!
 
BONIN FacebookBONIN InstagramBONIN LinkedInBONIN PinterestBONIN YouTubeBONIN SoundCloudBONIN Spotify 
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | 2018